FINALIDADES:

Associação sem fins lucrativos, criada com a finalidade de amparar e recuperar pessoas abandonadas e mendigos, excluídos e sem residência, dependentes químicos e alcoolistas, reintegrando-os à sociedade.

MISSÃO:

Promover a dignidade humana, qualidade de vida e cidadania, para pessoas com problemas do uso e abuso de drogas ou álcool.

A INSTITUIÇÃO:

O Ministério Internacional Leão de Judá foi fundado em Brasília-DF, em 1999; sendo formado por Centros de Recuperação e por Igrejas Missionárias. Está presente em quatorze estados brasileiros: Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Paraíba, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas; bem como na Flórida (USA),  Cuba e Angola. Mais de 100.000 pessoas já foram assistidas pela Instituição, durante seus 18 anos de existência.

NO CEARÁ:

A Leão de Judá Ceará foi fundada em 10/11/2002 e conta hoje com quatro unidades de acolhimento; estando duas unidades localizadas no Município de Caucaia (Iparana), uma no Eusébio; e uma no Juazeiro do Norte. São três unidades masculinas e uma feminina com capacidade de acolhimento de 100 alunos e 15 alunas, totalizando 115 residentes.

No período de set/2002 a dez/2016, a Instituição atendeu no Ceará o  total de 8.995 residentes. Em 2016, registrou-se a abertura de 245 prontuários.

O tratamento é natural e baseado no ensino do Evangelho, sendo os residentes acompanhados por uma equipe de profissionais e por psicólogos, contando com tempo de duração do tratamento de doze meses e mais seis meses de reintegração social. São oferecidas, também, aulas de esportes, oficinas ocupacionais e cursos de capacitação profissional.

Ao longo de quinze anos de existência, a CT tem atendido pessoas que se encontram em situação de rua e excluídos da sociedade. São realizadas palestras e campanhas de prevenção às drogas nas escolas, empresas e comunidades. Os resultados obtidos são bastante satisfatórios, segundo depoimento dos próprios residentes, seus familiares e da sociedade em geral.

Funcionamento da Instituição

Marco referencial que fundamenta o tratamento: O ENSINO DA BÍBLIA SAGRADA E O AMOR A JESUS SÃO AS BASES DO TRATAMENTO.

O tratamento é natural e espiritual. A equipe de profissionais é preparada para orientação cristã, sendo a Palavra de Deus o principal manual de psicologia humana.  Acredita-se que Deus pode mudar a essência e o caráter do ser humano.  A principal recuperação tem que vir de dentro, do interior, da alma e da mente.

 

METODOLOGIA APLICADA  NAS ATIVIDADES PROGRAMADAS

GRUPO TEMÁTICO:

Este momento favorece o conhecimento. Quanto mais conhecermos sobre um determinado assunto mais confiante estaremos. Portanto este grupo abordará temas referentes à Dependência Química como: conceitos básicos, tipos de drogas, danos a vida, novas drogas, tratamento, prevenção à recaídas, tira dúvidas, família, dentre outros. A metodologia aplicada é variada: exposição, leituras, vídeos informativos, debate, oficinas, dentre outros.

ATIVIDADES COGNITIVAS:

A Dependência Química e uso indevido de drogas provoca sequelas físicas, mentais, sociais, espirituais e cognitivas. Conhece-se por cognição a área que é responsável pela razão, idéias, raciocínio, memória, concentração. Fatores indispensáveis para uma boa aprendizagem.

As atividades cognitivas têm o objetivo de incentivar hábitos de leitura, trabalhar a memória, concentração, o raciocínio lógico e consequentemente, o aprendizado. Tem a oportunidade ainda de trabalhar valores como: trabalho em grupo, união, paciência, partilha e auto estima.

A metodologia aplicada utilizará recursos como: Jogos Educativos, Filmes, Aulas de Música, Criação Artística (pintura, trabalho com argila, palitos de picolé, origame,  dentre outros).

RODA DE CONVERSA:

Este é um momento onde é exercitado a área da convivência saudável, do diálogo, do respeito ao próximo, da espera, do saber escutar, condutas de comportamento social tão afetadas durante a vivência de uso de drogas.

É um momento onde eles têm oportunidade de conversar sobre temas de seu interesse, os mais variados possíveis, sem fazer do momento um espaço para reclamações institucionais. Para isso, é formulada uma lista de Regras de Convivência em Grupo. Esta lista é apresentada aos alunos e aplicada, se em comum acordo.

ESPORTE E LAZER:

Como nas outras áreas afetadas pelo uso indevido de drogas, a área física também merece atenção. Além de trabalhar condicionamento físico, um momento diário, reservado para  prática de esportes, trabalha também a disciplina, bons hábitos de rotina e respeito às normas de convivência e ao próximo.

Duas vezes por semana e respeitando o horário previsto no Cronograma Semanal de Atividades, devem ser realizadas práticas esportivas diversas.

PALESTRAS E SEMINÁRIOS:

A cada três meses é realizado um seminário, durante dois dias consecutivos,  onde são ministradas diversas palestras sobre os malefícios físicos, emocionais e psicológicos no consumo de drogas, auto-estima, valores humanos, família, relacionamento interpessoal, dentre outros temas.

Este seminário visa, sobretudo, curar traumas como: rejeição, comportamentos de melancolia, depressão e violência. Sensibiliza-se sobre a importância da liberação do perdão para que seja possível a real transformação no comportamento.

Durante o referido seminário, são realizadas, também, atividades práticas com vivências em grupo e individuais; bem como momentos de reflexão, visando harmonizar corpo, alma e espírito.

Após o referido seminário, verifica-se um processo de desenvolvimento visível de cada aluno, estando este animado e capacitado para assumir um novo comportamento e estilo de vida.

OFICINA DE MÚSICA:

Objetivo da oficina de música é estimular a expressão de sentimentos de forma pró-ativa; contribuindo para a expressão das emoções e favorecendo o diagnóstico dos problemas psicológicos. Outro objetivo é ocupar a mente com atividades de estímulo e desenvolvimento da criatividade.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:

É promovida a capacitação profissional dos alunos residentes, através da realização dos cursos de profissionalizantes.

 

© 2009 Todos os direitos reservados - Leão de Judá Ceará
Rua Otaviano Laurindo n° 1000 - Parque Leblon - Iparana - Caucaia - CE
CEP: 61.631-290, Telefones: 85 98742 . 4224 / 99827.5963
Email: diretoria@leaodejuda-ce.org.br